“Omini, seu minino! Do que é feita a comunicação.

comunicacao

Essa postagem será dedicada a todos os profissionais da área de comunicação social especialmente aos de Publicidade e Propaganda e também aos de marketing em todas as suas práticas. Sabemos que esse universo fantástico permeia o imaginário de muitos chegando então, a ser escolhida como carreira de formação e atuação profissional.

O mais interessante neste processo é a própria transformação deste profissional que em determinados e não raros casos, ocorre de maneira interessante.

A primeira característica é o domínio da técnica necessária a prática e só isso, não garante nada afinal é preciso mais. A necessidade técnica tem de ser unida pela teórica, filosófica, sociológica, etílica, empírica além do desprendimento da pior, atenção, da pior prática que são a visão preconceituosa e a prepotência que levam a estados patológicos irreversíveis a miopia e fuga da realidade. Veja bem, não pretendo de maneira alguma estabelecer um tratado de medicina ou algo do tipo mas, são essas, ocorrências bastante comuns.

Quem pretende trabalhar com publicidade ao meu ver deve assumir uma postura eclética e crítica mas isso não significa que seja necessário levar ao extremo a questão empírica da formação mas, saber como funcionam os diversos nichos, culturas e línguas. Converse com o presidente e com o servente pois na comunicação, toda forma de informação parte de origens diversas e inesperadas e pasmem, ambas as fontes são importantes.

Atualmente a era dos dispositivos e da IOT (Internet of things) está modificando ainda mais nossas relações então, ao invés de simplesmente clicar, compartilhar, curtir, engajar, gerenciar, stalkear porque não sentar entre amigos ou não e simplesmente conversar e tentar restabelecer as conexões antropológicas perdidas?

Entender da tecnologia tanto quanto de fazer arapucas com gravetos é importante eo que falta é saber tirar proveito de todas as ferramentas vislumbrando um resultado positivo aos clientes. E a comunicação é assim, feita de um pouco de tudo de tudo que é lado.

Conte com a Y Comunicação para saber mais sobre esse novo consumidor e outras informações sobre mercado, mídia e comunicação de resultado.

Por: Marcio Yuji Tokunaga – Publicitário, consultor, especialista em planejamento estratégico e MBA em Marketing Digital

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *